Banner Topo

Com que roupa eu vou para a festa que você me convidou?

Consultoria de Imagem
Kassandra Valduga
20/06/2019 as 17:06

Usar a roupa certa ou adequada em uma festa ou evento é uma preocupação que angustia muitas pessoas. Como acertar no traje quando a dúvida paira pela sua cabeça? Perceba o estilo de evento!

Eventos com convites impressos, organizados por empresas, marcas, instituições públicas são formais e pedem traje social. Convites pessoais, aniversários, recepções em casa são informais e você pode usar um look descontraído.

Não pode: exagerar na dose com roupas extravagantes, cabelo e maquiagem de festa para eventos profissionais. Também não agrega à imagem pessoal decotes, barriga de fora, sensualidade e roupas confortáveis como tênis, jeans e camiseta em eventos corporativos.

Quem organiza a festa pode e deve colocar no convite, seja impresso ou online o tipo de traje, facilita a vida dos convidados.

Vou compartilhar um guia completo dos tipos de trajes e onde usar cada um deles:

TRAJE ESPORTE OU CASUAL

Onde usar: churrascos, almoços, barzinhos, aniversários e todo tipo de comemorações informais.

O que eles devem usar: é a roupa mais informal de todas. É hora de vestir jeans com camiseta, polo ou camisa xadrez. Bermuda, se o evento for na piscina ou diurno.  Nos pés um sapato mais despojado ou sapatênis (nada de calçados de academia).

O que elas devem usar: roupas fluidas, coloridas ou estampadas, blusas e vestidos leves, jeans, anabelas e  sandálias baixas. Tecidos com elastano, peças em malha, algodão ou viscose. Bermudas e shorts só em reuniões mais íntimas. 

TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU SMART CASUAL

Onde usar: exposições, vernissages, conferências, cursos, almoços e jantares informais. 

O que eles devem usar: camisa de manga comprida e calças sociais ou calça cáqui e jeans escuro combinados com jaquetas ou blazers. Se o evento exigir um pouco mais de requinte, use um terno slim claro com camisa sem gravata. Em situações mais informais pode-se usar camiseta polo ao invés da camisa.

O que elas devem usar: vestidos e saias na altura do joelho ou calças em tecidos planos (sem elastano) como pantalonas com blusas mais caprichadas, com aplicações ou detalhes. Sapatos ou sandálias de salto e bolsas em tamanho médio a pequeno.

TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Onde usar: em eventos sociais como casamentos, formaturas, jantares formais, grandes comemorações, coquetéis à noite e posses de políticos. Aqui também entram eventos corporativos como reuniões com chefes de estado, presidentes de corporações, fóruns e congressos que exigirem este traje, além de inaugurações formais, meio jurídico e em multinacionais, entre outros.

O que eles devem usar: terno escuro completo com camisa de manga longa, gravata e sapato social (com cadarço). Se o evento for pela manhã é usual vestir terno claro como cinza ou azul. Em eventos não oficiais e casamentos pela manhã pode-se optar por uma versão mais leve como o terno sem gravata.

O que elas devem usar: em festas sociais como formaturas, casamentos e bailes, vestidos de festa curtos elaborados ou longos em tecidos nobres como a seda, rendas, tafetá, além de transparências. Saltos finos, bolsas pequenas e joias.  Nos eventos corporativos e oficiais recomenda-se vestidos midi em renda, seda, alfaiataria, macacões, tailler, terninhos e combinações de saia com blusa em tecidos nobres. Salto alto, bolsas pequenas e acessórios discretos.

TRAJE BLACK TIE OU RIGOR

Onde usar: bailes, banquetes, festas especiais como premiações e noites de gala. 

O que eles devem usar: smoking – calça e paletó pretos com acabamento em cetim, camisa branca com peito pragueado, recortado ou duro, faixa na cintura e gravata borboleta preta.  Sapato preto com cadarço.

O que elas devem usar: vestidos de baile tipo tapete vermelho – obrigatoriamente longos, com bordados, brilhos, transparências, volume ou cauda. É a hora das joias, da maquiagem profissional, do cabelo com penteado e da bolsinha bordada. 

Share Button