
O que são esses clássicos? São aquelas peças base para construção e manutenção do seu estilo pessoal, da sua identidade e que são usadas com frequência por você. Essas peças são aquelas que combinam com todas as outras que você tem no guarda-roupa.
Cada pessoa tem os seus clássicos e eles são definidos pelas roupas versáteis que você ama usar, aquelas que são as mais recorrentes por muitos anos no seu vestuário. Em média de 5 a 10 peças já são suficientes para criar os seus clássicos.
Por exemplo, no guarda-roupa feminino, para uma mulher de estilo elegante que tem trabalho formal, seus clássicos seriam: uma calça preta alfaiataria, uma camisa branca de manga comprida, uma regata preta, um blazer branco e um preto, uma bolsa caramelo e uma sapatilha mude de bico fino.
Já um homem, de estilo tradicional, atuante do mercado empresarial, seus clássicos poderiam ser: uma camisa branca de manga comprida, um jeans escuro, uma polo preta, um blazer azul marinho e um sapato marrom de cadarço.
Ter uma base para seu guarda-roupa também é economizar e direcionar suas compras. As demais roupas podem ser mais voltadas para tendências da estação, estampas e itens que vão dar personalidade ao seu estilo. É uma forma de ter um guarda-roupa mais funcional e prático.
Um nos maiores benefícios de montar esse guarda-roupa básico, é descobrir o seu estilo, pois definir seus clássicos nada mais é que um exercício de auto-conhecimento. Além de facilitar a combinação de peças, pois sempre terá com o que usar aquela blusa estampada.
Agora é sua vez de construir o seu. Bom trabalho!

Elas sempre andaram juntas, porque roupa comunica. Mas ano passado isso ficou mais evidente, desde os incentivos de votos estampados nas roupas, camisetas com mensagens e as estratégias de moda utilizadas pelas pessoas públicas.
Exemplo:
- Dia da votação a Angélica usando uma camiseta com a frase “Com mulheres no poder, meninas voltam a sonhar”;
- A vice presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, com alfaiataria clássica em cores neutras misturado com tênis e camiseta, passando a mensagem de credibilidade e modernidade ao mesmo tempo;
- A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que usou na posse uma vestido em cor azul (clássico, masculino e a cor oficial do meio político) feito por uma costureira local;
- Michelle Obama que usa a moda de forma estratégica, quando primeira dama com um viés mais político e atualmente com mais personalidade.
Vemos cada dia mais a moda sendo usada como forma de expressar valores no cabelo, na mistura das cores, estampas, no estilo das peças, em coleções temáticas como do movimento “Black Lives Matter”.

Em 2020 também vimos uma moda mais inclusiva e a luta feminina pela liberdade de expressão com o próprio corpo. Em 2021 esse movimento tende a se fortalecer e ganhar mais visibilidade. E a sua roupa, está comunicando o que?
Usar a roupa certa ou adequada em uma festa ou evento é uma preocupação que angustia muitas pessoas. Como acertar no traje quando a dúvida paira pela sua cabeça? Perceba o estilo de evento!
Eventos com convites impressos, organizados por empresas, marcas, instituições públicas são formais e pedem traje social. Convites pessoais, aniversários, recepções em casa são informais e você pode usar um look descontraído.
Não pode: exagerar na dose com roupas extravagantes, cabelo e maquiagem de festa para eventos profissionais. Também não agrega à imagem pessoal decotes, barriga de fora, sensualidade e roupas confortáveis como tênis, jeans e camiseta em eventos corporativos.
Quem organiza a festa pode e deve colocar no convite, seja impresso ou online o tipo de traje, facilita a vida dos convidados.
Vou compartilhar um guia completo dos tipos de trajes e onde usar cada um deles:
TRAJE ESPORTE OU CASUAL

Onde usar: churrascos, almoços, barzinhos, aniversários e todo tipo de comemorações informais.

O que eles devem usar: é a roupa mais informal de todas. É hora de vestir jeans com camiseta, polo ou camisa xadrez. Bermuda, se o evento for na piscina ou diurno. Nos pés um sapato mais despojado ou sapatênis (nada de calçados de academia).

O que elas devem usar: roupas fluidas, coloridas ou estampadas, blusas e vestidos leves, jeans, anabelas e sandálias baixas. Tecidos com elastano, peças em malha, algodão ou viscose. Bermudas e shorts só em reuniões mais íntimas.
TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU SMART CASUAL

Onde usar: exposições, vernissages, conferências, cursos, almoços e jantares informais.


O que eles devem usar: camisa de manga comprida e calças sociais ou calça cáqui e jeans escuro combinados com jaquetas ou blazers. Se o evento exigir um pouco mais de requinte, use um terno slim claro com camisa sem gravata. Em situações mais informais pode-se usar camiseta polo ao invés da camisa.


O que elas devem usar: vestidos e saias na altura do joelho ou calças em tecidos planos (sem elastano) como pantalonas com blusas mais caprichadas, com aplicações ou detalhes. Sapatos ou sandálias de salto e bolsas em tamanho médio a pequeno.
TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Onde usar: em eventos sociais como casamentos, formaturas, jantares formais, grandes comemorações, coquetéis à noite e posses de políticos. Aqui também entram eventos corporativos como reuniões com chefes de estado, presidentes de corporações, fóruns e congressos que exigirem este traje, além de inaugurações formais, meio jurídico e em multinacionais, entre outros.


O que eles devem usar: terno escuro completo com camisa de manga longa, gravata e sapato social (com cadarço). Se o evento for pela manhã é usual vestir terno claro como cinza ou azul. Em eventos não oficiais e casamentos pela manhã pode-se optar por uma versão mais leve como o terno sem gravata.


O que elas devem usar: em festas sociais como formaturas, casamentos e bailes, vestidos de festa curtos elaborados ou longos em tecidos nobres como a seda, rendas, tafetá, além de transparências. Saltos finos, bolsas pequenas e joias. Nos eventos corporativos e oficiais recomenda-se vestidos midi em renda, seda, alfaiataria, macacões, tailler, terninhos e combinações de saia com blusa em tecidos nobres. Salto alto, bolsas pequenas e acessórios discretos.
TRAJE BLACK TIE OU RIGOR

Onde usar: bailes, banquetes, festas especiais como premiações e noites de gala.

O que eles devem usar: smoking – calça e paletó pretos com acabamento em cetim, camisa branca com peito pragueado, recortado ou duro, faixa na cintura e gravata borboleta preta. Sapato preto com cadarço.

O que elas devem usar: vestidos de baile tipo tapete vermelho – obrigatoriamente longos, com bordados, brilhos, transparências, volume ou cauda. É a hora das joias, da maquiagem profissional, do cabelo com penteado e da bolsinha bordada.
Dia 11 de maio a Marca Motors Mitsubishi apresenta o Felicidade Veste Bem Pocket, uma versão mini do curso que traz um olhar transformador sobre si e o vestir. O evento acontece na sede da concessionária, em Palmas, às 8h30, com participação da consultora de imagem e moda Kassandra Valduga e da psicóloga Karina Leiko que vão apresentar o conceito de do curso de forma interativa.
A inscrição é gratuita e feita através desse link http://bit.ly/felicidadevestebempocket. A sua contribuição são 2 kg de alimentos não perecíveis. Mas as vagas são limitadas, então corre!
Além de viver esta experiência transformadora com o Felicidade Veste Bem, as participantes poderão degustar as delícias da Casa Oliveira e os produtos da Farmácia Artesanal. O evento também conta com o apoio da Bela Planta e da agência Claps Town.
Vamos supor que você ama botas western e já tem uma ou mais no guarda-roupa – é claro que você não comprou só porque é tendência :)! E ainda se sente um pouco insegura na hora de usar. Vou compartilhar três formas de combinar com looks urbanos cheios de estilo.
As botas western apareceram com muita força nos desfiles da coleção inverno de 2018 e agora começam a chegar àsvitrines e na publicidade via instagram. Elas são peças de um vestuário mais original e caracterizam o estilo criativo ou dramático.
Como usar? Com vestido ou short curto, apostando em um look bem fashionista. Combinada com vestido fluido para um ar romântico e criativo ou com jeans e t-shirt básica para a bota ser protagonista do visual.




Qual das três combina mais com você? Ah, só vale usar bota western se você gostar muito e se sentir linda e maravilhosa com ela. Caso contrário, escolha outra tendência para chamar de sua!


Inspirada na famosa Festa Taípe de Trancoso, a Dudalina lança pela primeira vez, uma linha especial de Reveillon. A festa que acontece há 15 anos é considerada uma das melhores do país. Nessa essência de Trancoso, a linha com peças masculinas e femininas, traz tecidos mais leves com linho, seda, tricoline, cetim e malha com bordados delicados. Nas cores, Dudalina apostou nos tons claros de nude, bege e branco.