O que são esses clássicos? São aquelas peças base para construção e manutenção do seu estilo, da sua identidade e que são usadas com frequência por você. Essas peças são aquelas que combinam com todas as outras que você tem no guarda-roupa.
Cada pessoa tem os seus clássicos e eles são definidos pelas roupas versáteis que você ama usar, aquelas que são as mais recorrentes por muitos anos no seu vestuário. Em média de 5 a 10 peças já são suficientes para criar os seus clássicos.
Por exemplo, no guarda-roupa feminino, para uma mulher de estilo elegante que tem trabalho formal, seus clássicos seriam: uma calça preta alfaiataria, uma camisa branca de manga comprida, uma regata preta, um blazer branco e um preto, uma bolsa caramelo ou preta e uma sapatilha nude de bico fino.
Já um homem, de estilo tradicional, atuante do mercado empresarial, seus clássicos poderiam ser: uma camisa branca de manga comprida, um jeans escuro, uma polo preta, um blazer azul marinho e um sapato marrom de cadarço.
Ter uma base para seu guarda-roupa também é economizar e direcionar suas compras. As demais roupas podem ser mais voltadas para tendências da estação, estampas e itens que vão dar personalidade ao seu estilo. É uma forma de ter um guarda-roupa mais funcional e prático.
Um nos maiores benefícios de montar esse guarda-roupa básico, é descobrir o seu estilo, pois definir seus clássicos nada mais é que um exercício de autoconhecimento. Além de facilitar a combinação de peças, pois sempre terá com o que usar com aquela blusa estampada.
Agora é sua vez, bom trabalho!
Usar a roupa certa ou adequada em uma festa ou evento é uma preocupação que angustia muitas pessoas. Como acertar no traje quando a dúvida paira pela sua cabeça? Perceba o estilo de evento!
Eventos com convites impressos, organizados por empresas, marcas, instituições públicas são formais e pedem traje social. Convites pessoais, aniversários, recepções em casa são informais e você pode usar um look descontraído.
Não pode: exagerar na dose com roupas extravagantes, cabelo e maquiagem de festa para eventos profissionais. Também não agrega à imagem pessoal decotes, barriga de fora, sensualidade e roupas confortáveis como tênis, jeans e camiseta em eventos corporativos.
Quem organiza a festa pode e deve colocar no convite, seja impresso ou online o tipo de traje, facilita a vida dos convidados.
Vou compartilhar um guia completo dos tipos de trajes e onde usar cada um deles:
TRAJE ESPORTE OU CASUAL
Onde usar: churrascos, almoços, barzinhos, aniversários e todo tipo de comemorações informais.
O que eles devem usar: é a roupa mais informal de todas. É hora de vestir jeans com camiseta, polo ou camisa xadrez. Bermuda, se o evento for na piscina ou diurno. Nos pés um sapato mais despojado ou sapatênis (nada de calçados de academia).
O que elas devem usar: roupas fluidas, coloridas ou estampadas, blusas e vestidos leves, jeans, anabelas e sandálias baixas. Tecidos com elastano, peças em malha, algodão ou viscose. Bermudas e shorts só em reuniões mais íntimas.
TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU SMART CASUAL
Onde usar: exposições, vernissages, conferências, cursos, almoços e jantares informais.
O que eles devem usar: camisa de manga comprida e calças sociais ou calça cáqui e jeans escuro combinados com jaquetas ou blazers. Se o evento exigir um pouco mais de requinte, use um terno slim claro com camisa sem gravata. Em situações mais informais pode-se usar camiseta polo ao invés da camisa.
O que elas devem usar: vestidos e saias na altura do joelho ou calças em tecidos planos (sem elastano) como pantalonas com blusas mais caprichadas, com aplicações ou detalhes. Sapatos ou sandálias de salto e bolsas em tamanho médio a pequeno.
TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL
Onde usar: em eventos sociais como casamentos, formaturas, jantares formais, grandes comemorações, coquetéis à noite e posses de políticos. Aqui também entram eventos corporativos como reuniões com chefes de estado, presidentes de corporações, fóruns e congressos que exigirem este traje, além de inaugurações formais, meio jurídico e em multinacionais, entre outros.
O que eles devem usar: terno escuro completo com camisa de manga longa, gravata e sapato social (com cadarço). Se o evento for pela manhã é usual vestir terno claro como cinza ou azul. Em eventos não oficiais e casamentos pela manhã pode-se optar por uma versão mais leve como o terno sem gravata.
O que elas devem usar: em festas sociais como formaturas, casamentos e bailes, vestidos de festa curtos elaborados ou longos em tecidos nobres como a seda, rendas, tafetá, além de transparências. Saltos finos, bolsas pequenas e joias. Nos eventos corporativos e oficiais recomenda-se vestidos midi em renda, seda, alfaiataria, macacões, tailler, terninhos e combinações de saia com blusa em tecidos nobres. Salto alto, bolsas pequenas e acessórios discretos.
TRAJE BLACK TIE OU RIGOR
Onde usar: bailes, banquetes, festas especiais como premiações e noites de gala.
O que eles devem usar: smoking – calça e paletó pretos com acabamento em cetim, camisa branca com peito pragueado, recortado ou duro, faixa na cintura e gravata borboleta preta. Sapato preto com cadarço.
O que elas devem usar: vestidos de baile tipo tapete vermelho – obrigatoriamente longos, com bordados, brilhos, transparências, volume ou cauda. É a hora das joias, da maquiagem profissional, do cabelo com penteado e da bolsinha bordada.