Main menu

Skip to content

Hentony Pimenta cria vestido de noiva sustentável

BP Fotografia
BP Fotografia
BP Fotografia

Em meio ao alucinante e concorrido mercado da moda fast-fashion, alguns estilistas adotam práticas que seguem contra o padrão estabelecido. Esta é a aposta do estilista palmense Hentony Pimenta que criou um vestido de noiva com características sustentáveis através do uso de tecidos e rendas orgânicas.

A roupa sob medida também evita excessos, pois é feita por encomenda. “Atualmente, a alta costura busca produzir de forma consciente, sem afetar o meio ambiente. Gosto muito de matérias primas desenvolvidas de forma artesanal, que valoriza a mão de obra, e que tem como base a sustentabilidade”, explica Hentony.

Para confeccionar este vestido, Hentony utilizou algodão tricotado, raiom, nylon, poliéster e rendas orgânicas. E ele é extremamente versátil – “este vestido pode ser estilizado de acordo com o perfil da noiva, podendo ser usado mais de uma vez”, acrescenta o estilista.

Porém, nem sempre a peça sustentável está entre as mais em conta. “Engana-se quem pensa que por ser feito de matéria orgânica o vestidos são mais baratos. Há produtos que podem custar 50% a mais. Em média um vestido eco fashion custa a partir de 8 mil podendo, chegar a 19 mil reais”, conta Hentony.

O principal no conceito eco fashion é aliar o design a uma visão de mundo consciente, minimizando ao máximo os danos ao meio ambiente. O estilista acredita que “o papel do designer é buscar alternativas que gerem produtos de qualidade sem perder o apelo estético, muito requisitado na moda”.

Entre os tipos mais comuns de matéria prima sustentáveis estão as rendas de bilros, criada pela manipulação artesanal de numerosos fios e a renda e a de agulha. Tecidos nobres como seda, cânhamo, alpaca e a lã também começam a ser são produzidos de maneira orgânica.

Confira no vídeo, o passo a passo da produção do vestido.

Share Button
Postado por
Kassandra Valduga
em
02/05/2016 as 14:05
na categoria
Moda