UPCYCLING, a reutilização criativa

Lifestyle
Kassandra Valduga
27/01/2021 as 10:01

O Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados.

É uma prática que está em alta na moda, e sendo adotada não só por indivíduos, mas especialmente por marcas. Ano passado várias marcas de vestuário feminino utilizaram tecidos descartados ou de coleções passadas para fazer máscaras ou home wear. 

DADO ANUAL: No Brasil aproximadamente 280 milhões de peças não são aproveitadas. Elas simplesmente, sobram! Já passou da hora da indústria e consumidores represarem esse uso das roupas.

Em 2021 o movimento começa a se fortalecer e tem empresas de moda apostando só nisso. E ela vai além da moda, também está na arquitetura e até na alimentação.

A Uruguaia Augustina Comas, que vive em São Paulo, criou o movimento Sistema de Upciclyng Raiz, onde reaproveita peças de outras fábricas para usar na sua marca, que desfilou na Brasil Eco Fashion Week em 2020. 

O Instituto Lojas Renner também capacita grupos de empreendedoras com as técnicas de Upciclyng para trazer novas oportunidades de negócios a mulheres com o processo de logística reversa (peças descartas pelas clientes em pontos de coleta _ EcoEstilo) da Renner. 

Ótima dica para costureiras trabalharem sobras de tecidos, especialmente em máscaras, tops, lenços e outras peças semelhantes. 

Share Button

Notícias Relacionadas