
Rio Moda Rio reúne marcas com estilo carioca















Acontece no Rio de Janeiro um evento com o estilo carioca, que fará parte do calendário fashion nacional anual: o Rio Moda Rio 2016. O evento traz desfiles com estilistas brasileiros que tem a cara do Rio de Janeiro e conta com espaço destinado à novos estilistas em lojas pop up e outras atividades ligados à moda como pocket shows de maquiagem. O Rio Moda Rio se iniciou no dia 14 e segue até hoje no Píer Mauá.
Na abertura do evento, Xuxa e Silvia Pfeifer levaram a plateia à loucura, com desfile que lembrou a moda dos anos 80. No dia seguinte Patricia Viera abriu os desfiles apresentando uma coleção leve e colorida para o verão 2017. A marca carioca, que é conhecida pelo uso do couro em suas peças, desta vez o traz com um caimento leve combinado com rendas e tules. No mesmo dia, a marca Martu desfilou com seus modelitos leves, descontraídos e cheios de personalidade.
No segundo dia de desfiles, Lino Villaventura trouxe os bordados coloridos que são característica da marca, agora em versão tridimensional com pompons e borboletas graciosamente projetados sobre as peças. Guto Carvalhoneto estreou nas passarelas com looks criativos com referências que vão desde o cangaço até a elite carioca dos anos 40. O verão 2017 de Carvalhoneto é uma celebração à estranheza e ao diferente, uma moda conceitual.
Maria Filó apresentou a coleção 18, uma celebração ao aniversário da marca com ênfase no tricot em diferentes versões (ajustadas, transparentes, coloridas) além de jacquard e elementos que valorizam a feminilidade como poás, listras, babados e jabôs. A marca Mara Mac se inspirou nos oceanos, a bonança dos novos tempos e a busca de melhor viver. Já a estilista carioca Isabela Capeto trouca uma amostra de seu primor handmade, atemporal e único, com bordados de ráfia e efeito de patchwork, aplicações e paetês.
A estilista Andrea Marques prestou homenagem poética à cidade do Rio de Janeiro com linhas curvas que lembram o desenho nos calçadões, flores e gaivotas sobre tecidos leves, plumas e franjas. Inspirada pelo movimento artístico Art Nouveau, a estilista Alessa Migani recria papéis de parede com temas botânicos e florais do século 19 e resgata a arte do inglês William Morris. O clima é de damas antigas que chegam ao Rio de Janeiro de forma despojada esporte-chic. (com informações assessoria de imprensa Rio Moda Rio)