
Os encantos da cidade luz
O que fazer, onde comer e onde comprar quando se vai pela primeira vez em Paris? Tudo depende de quanto tempo você vai ficar. Divida sua agenda programando uma média de 3 a 4 horas por passeio e comece pelo essencial.
Lugares
A Torre Eiffel é passeio obrigatório. O horário mais emocionante é quando as luzes da torre se acendem, ao por do sol, por isso, prefera fazer o passeio à noite. Como as filas são longas, reserve umas 4 horas para este passeio.
A Catedral de Notre Dame, além de maravilhosa, carrega toda uma energia espiritual e histórica. Imperdível! A visitação é gratuita. Independente da sua crença religiosa acenda uma vela e faça seus pedidos.
O Museu do Louvre por si só é encantador. As paredes, o piso, o teto, os jardins… juntando com as milhares de esculturas e obras de artes, fica um escândalo. O museu é gigantesco e impossível de ser visitado em um único dia. Selecione as obras que quer ver e estipule um tempo para ficar lá. Ver a Monalisa de Da Vinci é uma odisseia a parte, tem que ter fôlego para enfrentar a multidão, mas vale a pena. Na saída do Museu há várias lojinhas de souvenires na Rue de Rivoli, aproveite e garanta os seus.
O Arco do Triunfo é outro monumento que merece sua atenção. Ele fica no começo Champs Elysèes, então dá para fazer os dois ao mesmo tempo e conferir as vitrines das grandes grifes.
Compras
Fugir dos grandes centros turísticos para comprar é a melhor alternativa. Adorei a Rue de Rivoli. Ela tem todas as marcas de fast-fashions como Forever 21, Zara, C&A, H&M, Séfhora, Mac, farmácias, entre outras, além das marcas locais. Menos tumulto e os mesmos produtos. A rua ainda possui a Galeria Le BHV Marais, que tem de adaptador de tomada a bolsa de grife. O mundo está lá dentro, vale só pelo passeio.
Caminhar por Paris já é algo incrível, qualquer rua, jardim, praça vale o passeio. Assim como comer em um dos vários bistrôs espalhados pela cidade. Do sanduíche ao prato principal, tudo é delicioso. Se quiser se aprofundar no estilo parisiense faça uma caminhada no bairro Montparnasse, lá o fluxo de turistas é bem menor.
Paris é um encanto a cada esquina. Tudo na cidade luz é cheio de bossa. É como estar no filme “Meia Noite em Paris” de Wood Allen, mas quem faz o roteiro é você.