Main menu

Skip to content

O Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados.

É uma prática que está em alta na moda, e sendo adotada não só por indivíduos, mas especialmente por marcas. Ano passado várias marcas de vestuário feminino utilizaram tecidos descartados ou de coleções passadas para fazer máscaras ou home wear. 

DADO ANUAL: No Brasil aproximadamente 280 milhões de peças não são aproveitadas. Elas simplesmente, sobram! Já passou da hora da indústria e consumidores represarem esse uso das roupas.

Em 2021 o movimento começa a se fortalecer e tem empresas de moda apostando só nisso. E ela vai além da moda, também está na arquitetura e até na alimentação.

A Uruguaia Augustina Comas, que vive em São Paulo, criou o movimento Sistema de Upciclyng Raiz, onde reaproveita peças de outras fábricas para usar na sua marca, que desfilou na Brasil Eco Fashion Week em 2020. 

O Instituto Lojas Renner também capacita grupos de empreendedoras com as técnicas de Upciclyng para trazer novas oportunidades de negócios a mulheres com o processo de logística reversa (peças descartas pelas clientes em pontos de coleta _ EcoEstilo) da Renner. 

Ótima dica para costureiras trabalharem sobras de tecidos, especialmente em máscaras, tops, lenços e outras peças semelhantes. 

Share Button

Agora entramos de verdade em 2021. Viva a vacina e um fio de esperança de uma nova normalidade. 

A moda que conhecemos nasceu no século XVIII e XIV com a aristocracia e a burguesia. Depois vieram os designers, as passarelas, as temporadas de moda, os lojas, os shoppings, ai veio a internet e entramos no modo FAST. Fast-fashion, tendências, influencers, acompanhado de consumismo, do descartável, do aquecimento global, poluição… E por aí foram mais de 200 anos. 

Veio o 2020 – e a COVID 19. E com ele home office, moletom, pijama, roupa confortável, tudo digital. Se a moda é reflexo do nosso comportamento e do mundo à volta. O que podemos esperar de 2021? 

“Não adianta fazer post de natureza, sustentabilidade, família, se não houver uma mudança no comportamento do que você faz e consome”, Jorge Grimberg, escritor.

E a mudança é muito difícil por causa do apego ao passado e apego ao status. Ainda estamos viciados na criação e consumo acelerado. Com tudo isso, as pessoas que vestem acima de 44 ainda tem inúmeras dificuldades de encontrar roupa. Ainda está todo mundo vendendo o mesmo. 

A inclusão e a sustentabilidade que são os discursos atuais, inclusive na moda, ainda estão no discurso, são uma ilusão. Pra mudar o que a moda produz e vende e o que se consome, precisa de coragem e de humildade. 

E a maioria das empresas, marcas e pessoas não consegue mudar porque não conseguem se desapegar do sucesso do passado, que hoje não faz o menor sentido. O caminho é esquecer o passado e olhar pra frente, desacelerar.  

Vamos mediar as reais  mudanças quando a pandemia, de verdade, passar. Acredito que cinco anos teremos uma ideia do que foi 2020 para o mundo e a moda.

E a pergunta de fica: você compra roupa pra ir pra onde?

Share Button

Viajar é uma delícia! Arrumar a mala nem tanto. Com as restrições de bagagens nos vôos, cada vez mais a gente tem que ser econômica na mala. Sem falar que mala descordenada dá um mau humorzinho na viagem, não é mesmo?! Então não sofra, fique atenta a essas dicas:

Dica 1 – Pare de querer elaborar um look para cada dia como se fosse uma blogueira. Isso só vai te estressar e dificultar a seleção das roupas.

Dica 2 – Se você não usa a peça no seu dia a dia, porque vai gostar dela na viagem? Mudar de local não vai fazer a peça ficar diferente em você, portanto leve o que você mais gosta de usar. A chance de você não se importar em repetir as roupass é grande.

Dica 3 – Não compre um monte de coisas novas pensando só na viagem. Pense no uso delas no seu dia a dia. Se você não usa body na praia, porque tem que comprar dois ou três? Leve um para usar no pós praia e invista no seu modelo de biquíni preferido.

Dica 4 – Pense na viagem antes, saber se prefere curtir mais o dia, a noite, ou alguma atividade como parque temático ou show, ajuda a montar a mala. Quem curte mais o dia pode levar apenas um look de noite, caso surja uma balada. Além do que, roupa de praia é mais fácil: um body vai pra praia de dia e pra noite com short ou pantalona.

Looks e acessórios:

– Leve um biquíni ou maiô para cada dois dias.

– Prefira saídas de praia versáteis que combinem com mais de um biquíni e ainda possam ser usadas no pós praia.

-Calcule uma parte de baixo para cada três partes de cima, sendo que vestidos ou macacões equivalem a um look completo.

-Prefira peças de tecido leve e escolha looks que combinem entre si, que estejam na mesma linha de cores. Se levar só estampa, as combinações tendem a ficar mais difíceis.

– Um chinelo, uma rasteirinha e uma anabela atendem os looks de verão.

– Lembre-se de uma necessaire bem equipada com protetores solar e hidratantes

– Leve pouca maquiagem: glos, rímel e iluminador são os mais pedidos no verão.

– Invista nos acessórios como lenços, chapéus, pulseiras e brincos. É hora de usar e abusar de todos.

– Uma bolsa grande de praia e uma bolsinha pequena à tira colo atendem suas necessidades.

Depois dessas dicas, se ainda estiver em dúvida, clique aqui.

Share Button

Quem nunca teve dificuldades para fazer a mala, levante a mão! Esquecer alguma coisa, colocar peças que não combinam, e por aí vai…

o clima do local de destino é determinante para uma mala eficiente, portanto cheque quando estiver arrumando suas coisas. Outra sugestão é pensar na viagem antes, saber se prefere curtir mais o dia, a noite, ou alguma atividade como parque temático ou show.

Para ajudar na seleção dos itens, fizemos um um check list básico para uma mala de viagem de lazer:

Looks e acessórios:

– uma parte de cima para cada dia
– uma parte de baixo para cada 2 dias
– um ou dois looks para noite (vestido e macacão substituem um look para dia ou noite)
– um ou dois sapatos sem salto para o dia
– um sapato de salto para a noite
– uma bolsa para viagem maior
– uma bolsa pequena
– casaco ou jaqueta
– acessórios
– roupa íntima
– roupa de ginástica e tênis (opcional)

Para usar no hotel:
– chinelo arrumadinho
– vestido confortável
– biquini e saída (piscina ou spa inverno)
– pijama

Necessaire básica:
– shampoo
– condicionador
– leave in
– escova de cabelo
– escova de dente
– pasta de dente
– desodorante
– perfume
– protetor solar para o rosto
– lixa de unha

Na necessàire de inverno, acrescente: hidratante ou óleo corporal, shampoo seco, hidratante labial, demaquilante e algodão, base, delineador, batom mate e blush.

Na necessàire de verão, coloque: hidratante corporal ou pos sol, protetor solar para o corpo, bronzeador, água termal facial, hidratante facial, sabonete facial, glos ou batom cremoso, rímel e iluminador.

*Na praia substitua os looks por biquínis, bodyes e saídas.
*No inverno opte por blusas quentinhas, meias e um casaco. 

Share Button

O desapego é um dos exercícios do curso Felicidade Veste Bem. Com isso em mente, as alunas conseguem tirar de seus guarda-roupas diversas peças que não fazem parte do seu estilo pessoal, mas que podem fazer parte do estilo de outra pessoa. No dia 16, quarta-feira, às 19h30, essas peças estarão disponíveis para compra no Bazar das Alunas, que será realizado na 404 sul, avenida LO-11, lote 18, sala 5.

Ao fazerem o curso, as participantes conseguem entender qual é seu estilo e, com isso, reconhecem que muitas peças que estão nos seus guarda-roupas foram compradas com qualquer propósito – menos o de serem usadas! Ao fazerem a revitalização do guarda-roupa, elas conseguem não só praticar a moda de forma sustentável, mas também comprar novas coisas que, de fato, serão usadas por elas.

Felicidade Veste Bem

O projeto começou há dois anos e já foram realizadas 10 edições do curso, que traz na bagagem toda a expertise da consultora de moda Kassandra Valduga e da psicóloga comportamental Karina Leiko, com novas ferramentas para facilitar a vida de quem decide tratar o guarda-roupa como aliado para a busca do autoconhecimento, da autoestima, do crescimento pessoal e da felicidade. Mais de 100 mulheres fizeram parte e incorporaram em suas vidas esse conceito de se vestir.

Dificuldades para se vestir, o que as roupas dizem sobre você, estilo pessoal, revitalização do guarda-roupa, compras inteligentes e vestir através do conceito de Felicidade são temas que fazem parte do cronograma de encontros do curso, que acontecem uma vez por semana, às terças-feiras, de 19h30 às 21h30.

Nova turma

No dia 22 deste mês, terça-feira, uma nova turma do curso Felicidade Veste Bem se inicia. As novas alunas aprenderão a desenvolver sua imagem e autoestima através do conhecimento da consultora de moda Kassandra Valduga e da psicóloga Karina Leiko. Informações e inscrições: www.felicidadevestebem.com.br / (63) 98442-3890

 

Share Button

Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, foi celebrado de uma forma diferente para as servidoras da Prefeitura de Palmas e para as colaboradoras do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas.

Na quinta-feira, 08, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), as servidoras municipais aprenderam a usar as roupas que mais amam, descobrindo qual o seu estilo e o que as vestem melhor, tendo um guarda-roupa super usável, para sentirem-se felizes com sua aparência, através da palestra “Felicidade Veste Bem: um olhar transformador sobre si”, com a e consultora de moda Kassandra Valduga e a psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, Karina Leiko.

Já na sexta-feira, 09, foi a vez das mulheres que prestam serviço ao Senac aprenderem com o diálogo, as novas ferramentas para facilitar a vida na hora de escolher o seu look para o dia.

O programa Felicidade Veste Bem oferece um curso de desenvolvimento pessoal, imagem e autoestima, para quem decide tratar o guarda-roupa como aliado para na busca do autoconhecimento e da felicidade.(informações Precisa Ascom)

Share Button