
Segredinhos de dermatologista para ter pele de pêssego neste calor

Manter a pele saudável, hidratada e livre de manchas neste período de clima seco e calor intenso requer uma série de cuidados. A dermatologista Camila Novak, que atende no Hospital Otorrino de Palmas e Especialidades, nos contou alguns segredinhos para ter uma pele de pêssego.
Rosto
O filtro solar é o nosso maior aliado no cuidado com a pele. “Os fatores acima de 30 garantem a proteção contra o câncer de pele. E os acima de 50, são excelentes aliados contra as manchas e o melasma”, garante a Dra Camila. E alerta que os hidratantes labiais também devem conter fotoproteção.
Durante o dia, é necessário reaplicar o filtro solar a cada 3 ou 4 horas. Para facilitar a reaplicação é possível utilizar um filtro solar em pó compacto ou pancake.
Como cuidados diários de limpeza, a dermatologista recomenda lavar o rosto com sabonetes específicos apenas duas vezes ao dia. “Pela manhã aplique um tônico facial, e em seguida, um hidratante com vitamina C, que é antioxidante e ajuda a preservar o colágeno”, ensina. Depois pode ser aplicado o protetor solar tonalizante.
E à noite a maquiagem deve ser completamente removida e o procedimento de limpeza repetido. “É nesse momento que aplicamos cremes anti-sinais e contra as manchas, que contém ácidos e despigmentantes. Que devem ser prescritos pelo seu dermatologista”, orienta.
Um dos truques da Dra. Camila, que dá para você fazer em casa, é usar máscaras de hidratação facial industrializadas de quinze em quinze dias. “Elas possuem ativos em maior concentração que os cremes hidratantes diurnos, proporcionando maior luminosidade, controle de oleosidade, fechamento de poros e controle da vermelhidão, entre outros”.
Corpo
Os cuidados devem começar de dentro para fora com ingestão de líquidos e alimentos saudáveis como frutas e verduras. A quantidade de banhos também é outro alerta da Dra. Camila, “sendo suficientes dois banhos ao dia com água em temperatura amena e evitando o abuso de sabonetes e esponjas”. Segue na lista, um bom hidratante em loção para quem tem oleosidade natural, e em cremes, para peles mais ressecadas.
Áreas ressecadas
Os pés, joelhos e cotovelos são áreas de fricção constante e ressacam com facilidade. Os hidratantes a base de uréia são os mais indicados. A dermatologista recomenda, ainda, evitar o excesso de sabonete, esfregação abusiva da toalha e os esfoliantes, como lixas e pedra pomes.
Cabelos
O cabelo também pede cuidados com o sol com aplicação de espumas e mousses com proteção solar, e hidratação frequente com máscaras capilares, silicones e óleos.