
Vida longa aos biquínis e sungas; como lavar e manter as peças

Durante a temporada de férias e verão, os biquínis, maiôs e sungas são as peças mais utilizadas na estação mais quente do ano, mas é muito importante tomar alguns cuidados especiais, pois essas peças desgastam com mais facilidade, por conta da lavagem incorreta e protetores solares.
Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da 5àsec, recomenda atenção redobrada tanto na lavagem, quanto na conservação das peças. “Hoje em dia, existem muitos biquínis e maiôs customizados, com miçangas, aplicações em pedras e demais adereços. Na maioria dos casos, o fabricante só se preocupa com informações sobre a higienização das fibras, e não com os enfeites”, explica.
“Após o uso das peças é importante que elas sejam lavadas em água corrente, com sabão neutro e deixar secar na sombra. Essa medida mantém os itens livres de manchas amareladas. Além disso, é importante evitar o contato direto dos trajes com produtos como bronzeadores, protetores solares, pois essas manchas são de difícil remoção”, ressalta Rejane.
Quando acabar o verão, é importante também que a peça seja armazenada de maneira correta, para que ela mantenha a aparência de nova sempre. “Nada de guardar biquínis em sacos plásticos, o ideal é apostar em sacos de TNT, ou simplesmente dobrar a peça e colocá-las na gaveta sem proteção”, finaliza a especialista em produtos têxteis da 5àsec.