
Desvendando o convite

Dia desses, uma amiga me perguntou se seria deselegante informar que no casamento não caberia crianças porque seria na beira do rio, em um local com muita vegetação ao redor e piscina, e que a noite o lugar se tornaria perigoso. Ela não havia planejado espaço infantil já que a festa se destina a adultos. Disse que não e que inclusive seria de bom tom avisar para que os pais tomassem as precauções necessárias ou se planejassem para deixar os filhos com a babá.
Isto não é deselegância, é ajudar o convidado a não ter surpresas desagradáveis ou prepará-lo para vigiar constantemente os filhos durante a festa caso a opção deles seja levá-los. Claro que a informação não vai constar no convite, mas ela vai avisar as pessoas mais íntimas e deixar a informação disponível no site do casamento. Pensando nisso, resolvi fazer este texto sobre o conteúdo dos convites e o que deve estar especificado neles.
Quando você recebe um convite para um evento a primeira reação é alegria. Lembraram de mim! Vamos combinar que em tempo de redes sociais, convites impressos estão cada vez mais raros. Mas até os convites virtuais devem e podem obedecer alguns critérios.
É imprescindível que o convite tenha o nome de quem está convidando (pessoa ou empresa), data, local e hora do evento, certo? Além disso, ele pode e deve conter mais algumas informações sobre o evento para facilitar a vida do convidado e evitar transtornos.
Acompanhante – se o convite for individual, especifique. Não é feio e evita constrangimentos na portaria. Se a pessoa pode levar acompanhante, também é bom especificar. Caso não tenha esse direcionamento, o convidado pode entender como bem quiser e levar a esposa em um jantar que era só para os diretores da empresa. Ou o marido pode aparecer no chá de bebê da melhor amiga, que era só para mulheres.
Traje – convites de bailes, festas de formatura e eventos empresariais podem e devem especificar o traje, independente do horário. Corre-se o risco de um convidado ir de jeans e outro de terno. Lembrando que em casamentos, independente do horário, nunca se usa branco (off white, pérola e afins), porque é a cor da noiva.
Convitinhos – em geral convites de casamentos e formaturas vêem acompanhados de convitinhos individuais. Se você coloca no convite Sr. Fulano de tal e família, anexe convites individuais suficiente para ele, a esposa e os dois filhos. Se o convite se destina ao casal coloque Sr. Fulano de tal e esposa. E se não forem casados, Sr. Fulano de Tal e Sra. Fulana de Tal. Para convidados solteiros, pode-se destinar um convite individual ou dois (neste caso muito mais elegante) para que ele(a) possa levar um acompanhante e não chegar na festa sozinho.
Tema – Se a festa for temática, especifique no convite e indique o traje ou a exigência de um acessórios em especial como máscara. Não dá para esperar que o convidado interprete que a festa é temática pelas cores ou estampa do convite.
Horário – em eventos empresariais e comerciais pode-se colocar horário de começar e terminar o evento, sem problemas, mesmo que o evento seja um almoço, jantar, palestra ou coquetel. Além disso, não é porque a festa é de aniversário que as pessoas podem extrapolar. Se a festa for só para crianças, ou adolescentes, por exemplo, você também pode especificar horário de começo e término para que os pais possam se programar e pegar seus filhos.