- Cuidado com a transparência
Transparência em local errado pode demonstrar descuido ou sensualidade demais. Se for em ambientes formais ou de trabalho, use uma regata segunda pele por baixo de blusas e camisas. Para calças em vestidos, a melhor opção é o shortinho modelador. Em ambientes casuais vale a hot pants ou um sutiã estilo top, na cor da blusa.
- Tamanho das peças / caimento no seu corpo.
Nem roupa justa (pequena) nem roupa folgada fica bonito. Tem roupa que fica tão justa que a pessoa não consegue se movimentar, ou levanta a mão e aparece a barriga. Por favor, você não precisa disso!
Alô homens! Cuidado com a camisa dois tamanhos maiores e a barra da calça sobrando, é sinal de puro desleixo.
- Qualidade do sapato e acessórios como bolsa e pasta.
Acessórios como sapato, bolsa e pasta são comunicadores de estilo, status e poder. Sapato desgastado, velho, surrado, não! A mesmo cuidado vale para bolsas e pastas.
- Higiene e cuidados pessoais.
Cabelo limpo é o primeiro sinal de higiene, de que você tem os cuidados básicos. Mantenha unhas em dia ou sem esmalte descascando. E para os homens, barba e cabelo. Não tem nada de estiloso parecer um homem das cavernas!
5. Nivel de desgaste da roupa.
Atenção para roupas rasgadas, surradas, puxando fio, manchadas. Se não tem concerto, já deu o tempo de uso delas. Elas só detonam a sua credibilidade. E não use nem em casa!
Moda é comportamento, é algo coletivo e social. Ela apura nossa estética com novidades constantes. Mesmo com o vai e vem das tendências, existem algumas dicas que são universais e atemporais que você pode levar pra vida toda:
1.Cor é o item que mais impacta no visual. Ela chega primeiro e comunica personalidade e estado de espírito. Quer saber mais sobre cores, clique aqui.
2. Saber diferenciar um visual formal de um informal. É muito importante para sua vida e credibilidade profissional.
3. Ser estilosa tem a ver com ser autêntica e respeitar seu estilo. Um look montado ou exagerado não garante um visual estiloso.
4. Misture peças clássicas com peças fashion. É um bom equilíbrio para seu guarda-roupa. Entre as mais clássicas estão calça alfaiataria preta, camisa branca, t-shirt branca, jaqueta de couro, jeans tradicional, saia lápis preta e trench coach.
5. Aprenda a se vestir para seu tipo físico. Saber valorizar suas formas gera um visual mais leve e positivo.
Usar a roupa certa ou adequada em uma festa ou evento é uma preocupação que angustia muitas pessoas. Como acertar no traje quando a dúvida paira pela sua cabeça? Perceba o estilo de evento!
Eventos com convites impressos, organizados por empresas, marcas, instituições públicas são formais e pedem traje social. Convites pessoais, aniversários, recepções em casa são informais e você pode usar um look descontraído.
Não pode: exagerar na dose com roupas extravagantes, cabelo e maquiagem de festa para eventos profissionais. Também não agrega à imagem pessoal decotes, barriga de fora, sensualidade e roupas confortáveis como tênis, jeans e camiseta em eventos corporativos.
Quem organiza a festa pode e deve colocar no convite, seja impresso ou online o tipo de traje, facilita a vida dos convidados.
Vou compartilhar um guia completo dos tipos de trajes e onde usar cada um deles:
TRAJE ESPORTE OU CASUAL
Onde usar: churrascos, almoços, barzinhos, aniversários e todo tipo de comemorações informais.
O que eles devem usar: é a roupa mais informal de todas. É hora de vestir jeans com camiseta, polo ou camisa xadrez. Bermuda, se o evento for na piscina ou diurno. Nos pés um sapato mais despojado ou sapatênis (nada de calçados de academia).
O que elas devem usar: roupas fluidas, coloridas ou estampadas, blusas e vestidos leves, jeans, anabelas e sandálias baixas. Tecidos com elastano, peças em malha, algodão ou viscose. Bermudas e shorts só em reuniões mais íntimas.
TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU SMART CASUAL
Onde usar: exposições, vernissages, conferências, cursos, almoços e jantares informais.
O que eles devem usar: camisa de manga comprida e calças sociais ou calça cáqui e jeans escuro combinados com jaquetas ou blazers. Se o evento exigir um pouco mais de requinte, use um terno slim claro com camisa sem gravata. Em situações mais informais pode-se usar camiseta polo ao invés da camisa.
O que elas devem usar: vestidos e saias na altura do joelho ou calças em tecidos planos (sem elastano) como pantalonas com blusas mais caprichadas, com aplicações ou detalhes. Sapatos ou sandálias de salto e bolsas em tamanho médio a pequeno.
TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL
Onde usar: em eventos sociais como casamentos, formaturas, jantares formais, grandes comemorações, coquetéis à noite e posses de políticos. Aqui também entram eventos corporativos como reuniões com chefes de estado, presidentes de corporações, fóruns e congressos que exigirem este traje, além de inaugurações formais, meio jurídico e em multinacionais, entre outros.
O que eles devem usar: terno escuro completo com camisa de manga longa, gravata e sapato social (com cadarço). Se o evento for pela manhã é usual vestir terno claro como cinza ou azul. Em eventos não oficiais e casamentos pela manhã pode-se optar por uma versão mais leve como o terno sem gravata.
O que elas devem usar: em festas sociais como formaturas, casamentos e bailes, vestidos de festa curtos elaborados ou longos em tecidos nobres como a seda, rendas, tafetá, além de transparências. Saltos finos, bolsas pequenas e joias. Nos eventos corporativos e oficiais recomenda-se vestidos midi em renda, seda, alfaiataria, macacões, tailler, terninhos e combinações de saia com blusa em tecidos nobres. Salto alto, bolsas pequenas e acessórios discretos.
TRAJE BLACK TIE OU RIGOR
Onde usar: bailes, banquetes, festas especiais como premiações e noites de gala.
O que eles devem usar: smoking – calça e paletó pretos com acabamento em cetim, camisa branca com peito pragueado, recortado ou duro, faixa na cintura e gravata borboleta preta. Sapato preto com cadarço.
O que elas devem usar: vestidos de baile tipo tapete vermelho – obrigatoriamente longos, com bordados, brilhos, transparências, volume ou cauda. É a hora das joias, da maquiagem profissional, do cabelo com penteado e da bolsinha bordada.
Uma profusão de imagens pula aos nossos olhos cada vez que tocamos no celular, computador, ou similar. Às vezes a gente pensa que nada mais é criação, tudo virou a copia, da copia, da copia… E quando se trata de estilo pessoal, quando saber se é inspiração ou cópia? Vou contar a diferença para você!
A cópia é quando você usa uma roupa “imitando” o look de outra pessoa, blogueira, influencer, atriz, amiga… é uma versão literal do modelo. Tipo: a Bruna Marquezini usou, quero uma igual.
Inspiração é quando você se identifica com o estilo da pessoa, avalia como ela se veste (roupas românticas, sexy, amplas, fluidas, claras, escuras, esportivas…) e se inspira nesse estilo para fazer suas escolhas.
Como ter uma inspiração?
Ter em quem se inspirar é super saudável e recomendado. Tudo que é produzido na moda: coleções, fotos, figurinos, tem alguma inspiração.
Para criar a sua, comece salvando seus looks preferidos em uma pastinha, pode ser no celular, computador ou pinterest. Existe um diferença grande entre você achar um look bonito e ele servir para a sua vida e seu corpo, então tenha como termômetro salvar apenas os looks que usaria hoje, para a vida que você tem.
Avalie o que esses looks tem em comum: cores, tecidos, modelagens. O que eles tem em comum é o fator determinante para criar a sua inspiração. Por exemplo, eu gosto de looks amplos, fluidos, com peças em modelagem diferentes e cores claras. Botas também exercem um fascínio sobre mim.
Na hora de comprar ou se vestir, essas referências ficam na sua cabeça e você encontra motivação e informação para fazer a sua composição com segurança e felicidade :).
Você sabe que tem algumas dificuldades com sua imagem pessoal, quando: está comprando muito e não consegue combinar, tem um monte de roupas paradas no guarda-roupa, se sente sem roupa sempre que vai sair e ainda tem dúvidas se suas escolhas foram as melhores. Você precisa de uma profissional!
Agora, a pergunta que não quer calar é: se eu contratar uma consultora de estilo, ela vai jogar minhas roupas fora e fazer eu comprar tudo novo? NÃO! Nem de longe esse é o propósito da consultoria. Muito pelo contrário. A ideia é fazer você aproveitar ao máximo as peças que tem e comprar menos porque saberá fazer mais combinações e estará mais segura com as suas escolhas após a consultoria.
O que a consultora de imagem faz?
Ela é a profissional que vai te orientar e auxiliar na organização de um guarda-roupa mais assertivo. Ela vai mostrar onde estão os seus maiores erros, e principalmente, direcionar todo o seu visual para o seu estilo pessoal. A proposta da consultoria é vestir quem você é de dentro para fora.
Como funciona a consultoria?
Nós trabalhamos com as seguintes etapas: avaliação do perfil; identificação do estilo pessoal; revitalização do guarda-roupa; análise cromática e novos looks. A consultoria completa dura cerca de 30 dias.
Você vai precisar ver o meu guarda-roupa?
Sim! É no seu guarda-roupa que mora a matéria prima da consultoria. Então ela é realizada na sua casa, e após o serviço, você terá um novo guarda-roupa e uma nova visão sobre o vestir e sobre seu estilo pessoal.
Quanto vou gastar?
Você só irá investir o valor da consultoria que varia entre R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00. Caso seja identificado a necessidade de compra de alguma peça, fazemos uma lista de compras inteligente que é entregue ao final da consultoria, e a opção de onde comprar e quando comprar é do cliente.
Quais são os benefícios?
A consultoria devolve sua autoestima e te deixa muito confiante com a sua própria imagem. Você fará suas escolhas pelo seu estilo pessoal, saberá o que veste melhor seu tipo físico, vai parar de comprar e não usar, sentirá necessidade de comprar menos, saberá quais cores te deixam maravilhosa e se sentirá mais linda e feliz.
A análise de coloração pessoal pode revolucionar seu guarda-roupa e necessaire em apenas 1 hora. Com um teste pra lá de específico, ela identifica quais são as cores que melhor harmonizam com sua pele, cabelo e olhos, conferindo um visual pra lá de elegante – e magro, por que não?! Ao usar as cores que te vestem melhor, você fica visualmente mais magra.
O serviço de consultoria de imagem conhecido como análise de coloração pessoal ou análise cromática dura cerca de uma hora e a consultora nem precisa ir até o seu guarda-roupa. É uma consultoria express. em poder desta informação revolucionária você pode refazer todo o seu guarda-roupa, cabelo e adotar um estilo de maquiagem para chamar de seu.
A análise é feita com aplicação de bandeiras de tecidos próximo ao seu rosto para avaliar o feito das cores na sua pele. O atendimento é individual. Você recebe uma mini cartela de cores e um guia de orientações de como usar, com cores de cabelo e produtos de maquiagem.