
Meu black power: cuidados necessários para manter os cabelos crespos em dia





Muito mais que moda ou tendência, usar o cabelo crespo ou no estilo black power como é conhecido, tem sido uma forma de assumir as raízes e trabalhar o preconceito. Em Palmas, o instituto Crespas-TO encampa esta ideia e incentiva as pessoas a assumirem seu estilo com um trabalho de autoestima. Mudança que a cabeleireira Daiane Biazotto adotou para si.
Daiane decidiu assumir seu cabelo natural há dois anos, e desde então vem se aprimorando no segmento, tanto que abriu o próprio salão especializado em cabelos crespos e cacheados, junto com a sócia Jenane Alves, em Palmas (TO). E para manter essa cabeleira toda ela indica alguns cuidados para o dia a dia. Para quem já adotou ou está pensando em aderir ao movimento dos cachos, segue as dicas:
Hidratação
Como o cabelo crespo é muito seco, Daiane indica hidratação semanal. O ideal seria três vezes na semana e pode ser feito em casa, basta usar os produtos certos. “Todos os produtos que se usa no cabelo liso, podem ser usados no crespo, mas tem que estar atenta a composição. É importante que tenha óleos naturais e vegetais como óleo de coco, mamona ou abacate”, ensina Daiane. Os óleos cumprem a necessidade de hidratação e nutrição do cabelo crespo.
Corte
O ideal é cortar a cada quatro meses e o corte deve ser em camadas ou arredondado para dar volume, nunca reto.
Ativação dos cachos
Para ter cachos bonitos é preciso estimular com um procedimento chamado fitagem: com o cabelo lavado, separe o cabelo em mechas esticando-o, tire excesso e água com uma toalha de algodão e aplique leave-in ou creme de pentear e deixe secar naturalmente. Daiane explica que fazendo este procedimento, os cachos ficam bonitos e não precisa molhar o cabelo todos os dias, pois o efeito dura de 2 a 3 dias.
Tintura
“Dá para usar qualquer cor no cabelo crespo, ser loira, ruiva, fazer luzes, mechas, ombrê hair. Tudo vai depender da sua auto estima e do seu estilo”, conta. A única observação é que o cabelo com tintura vai exigir um pouco mais de atenção e cuidados por conta do ressecamento. Um alerta da Daiane é que a pessoa saiba comprar produtos que atendam as necessidades do cabelo crespo.
Salão Realce Cabelo e Corpo – 806 Sul, alameda 09, lt 11 (63) 3216-2795