
Dermatologista Moema Barros ensina como ter um bronzeado perfeito

É verão! É temporada de praias no Tocantins e quem não gosta de pegar uma corzinha? Para dar o passo a passo do bronzeado perfeito (nada de pele vermelha e descascando, viu?!), nós conversamos com a dermatologista Moema Barros que ensinou como pegar “aquela” cor e manter a pele longe dos perigos do sol.
Segundo a dermatologista, o ideal é fazer um bronzeado gradativo e em longo prazo, com exposição diária ao sol, por cerca de 15 minutos. “Comece estimulando a pele internamente, com ingestão de alimentos com betacaroteno, como mamão, abóbora, laranja e cenoura ou de cápsulas bronzeadoras antes de se expor ao sol”, ensina. Moema Barros adverte que mesmo para quem quer se bronzear, o uso do protetor solar, que pode ser com FPS 30, é indispensável. O melhor horário para “pegar sol” é pela manhã, bem cedinho ou até as 10h.
A dermatologista indica outra alternativa eficiente e que dispensa: os autobronzeadores – para quem não tem problemas alérgicos. “Você pode ir à praia com a pele já bronzeada, basta ter cuidado para aplicar o produto em todo o corpo uniformemente. Vale ate pedir ajuda para outra pessoa na hora de passar”, ensina. É uma super dica para quem não gosta de se expor ao sol e mesmo assim quer desfilar um bronzeado!
A Drª Moema alerta que quem se expõe ao sol usando óleo, bronzeia até mais rápido, mas a cor sai muito mais rápido também, e pode deixar a pele com vários tons diferentes ou manchas brancas, especialmente por conta da descamação, oriunda das queimaduras.
Rosto
O rosto é muito mais sensível ao sol e pede maiores cuidados, mesmo quando o assunto é bronzeamento. A dermatologista explica que não pode expor o rosto ao sol por um período muito longo, pois a radiação aqui no Tocantins é muito forte. “Se a pessoa tem a pele muito branca e quer bronzear o rosto também, durante a exposição ao sol, deve usar um protetor solar com fator maior que o do corpo, e complementar o bronzeado com maquiagem específica, é mais eficiente e seguro”, garante.
Cabelos
“Os melhores protetores solares para cabelo são em spray, sérum ou líquido. O óleo e o silicone fritam o cabelo ”, diz Moema. O ideal é usar um shampoo e condicionador com protetor solar durante o verão e sempre aplicar um leave in, também com proteção, antes de se expor ao sol.
Cuidados pós-sol
Para manter a cor do bronzeado pelo maior tempo possível, tem que hidratar bem a pele. “A pele seca descama e tira o bronzeado, por isso é indispensável a hidratação diária da pele”, recomenda a dermatologista. Ela sugere abrir mão do esfoliante ou bucha vegetal durante este período, pois eles também estimulam a descamação da pele.
E pra finalizar, aquele recadinho que a gente já sabe, mas muitas vezes não pratica: o de não se expor ao sol das 10h às 16h e de ingerir muita água – “É água, viu gente?!”, brinca a Drª Moema.
Moema Barros Medicina e Estética – 204 Sul, alameda 04, lote 12, sala 3, Palmas-TO, (63) 3322-0682/98100-0056.